1. Introdução

As melhorias no Editor de Texto foram desenvolvidas para facilitar nas atividades diárias dos usuários do SEEU.

A evolução na funcionalidade "Editor de Textos" permite a criação de modelos de documentos para compartilhamento com dos usuários de uma vara/comarca/tribunal.
Os modelos de documentos criados ficarão vinculados à vara e ao usuário, sendo acessível aos outros usuários da mesma vara de vinculação, conforme definido no momento de sua criação e atendendo as regras definidas no sistema. Eles também poderão ser disponibilizados para todos os usuários do mesmo Tribunal, se tornando "Público" no momento de sua criação.

2. Objetivo

As melhorias e novas funcionalidades permitem ao usuário criar e editar um documento a partir de um modelo de documento, de acordo com seu tipo de documento, além de incluir um texto padrão e variável no corpo do documento no momento de edição.

3. Vídeo

Tutorial para utilização do Editor de Texto: Acesse o Link

4. Perfis

A funcionalidade está disponível para os perfis:

  • Administrador(a) do Sistema;

  • Administrador(a) do Tribunal;

  • Magistrado;

  • Assessor (a) de Magistrado;

  • Analista Judiciário;

  • Técnico Judiciário;

  • Estagiário (a);

  • Servidor(a) Central de Mandados;

  • Oficial de Justiça;

  • Distribuidor;

  • Contador(a);

  • Serviços de Alternativas;

  • Apoio Especializado;

  • Depen;

  • Defensor (a) Público (a);

  • Membro (a) do Ministério Público;

  • Assessor (a).

5. Acesso a Funcionalidade

O acesso ao Editor de Textos é realizado por meio da interface do SEEU. O usuário pode acessar a funcionalidade a partir do menu Outros e selecionar a opção Meus Modelos de Documentos. Em seguida, o usuário pode selecionar os filtros para realizar uma pesquisa ou criar um Novo Modelo de Documentos. O resultado da pesquisa é apresentado na própria tela de Lista de Modelos de Documentos, contendo os registros com as informações dos Modelos de Documentos existentes.

Tela Mesa do Analista Judiciário

Editor de Texto

6. Consultar Lista de Modeos de Documentos

  • A tela de pesquisa de documentos disponibiliza mais opções de filtros para busca de documento

Tela lista Modelos de Documentos

Lista Modelos Documentos

  • Os filtros de busca permitem:

    • (1) Buscar documento informando o Tribunal;

    • (2) Buscar documento informando a Comarca/Subseção Judiciária";

    • (3) Buscar documento informando a Vara;

    • (4) Buscar documento informando o Código Modelo;

    • (5) Busca de documento informando o Conteúdo do Documento;

    • (6) A busca por Período permite pesquisar documentos dentro de um período informado;

    • (7) Buscar documentos criados como Públicos (Todos/Sim/Não) podem ser recuperados de outra vara por outro usuário.

Documentos criados como Público podem ser recuperados de outra vara por outro usuário.
  • Funcionalidades na lista de documentos:

    • (1) Salvar Como (salvar como) permite criar um novo modelo de documento a partir de um documento da lista;

    • (2) Editar (editar modelo) permite alterar o modelo de documento;

    • (3) Consultar Modelo (consultar modelo) permite visualizar o modelo de documento;

    • (4) Excluir (excluir modelo) permite excluir o modelo de documento.

A apresentação de opções para filtros de Modelos de Documentos variam de acordo com perfil do usuário.

7. Novo Modelo de Documento

  • Na tela Lista de Modelo de Documentos é possivel criar Novo Modelo de Documento, selecionado opção NOVO

Tela lista Modelos de Documentos

Lista Modelos Documentos

  • O sistema apresenta a tela para configurações do Novo Modelo de Documento

Tela Novo Modelo Documento

Novo Documento

  • Na tela Lista de Modelo de Documentos é possivel criar um Modelo de Documento a partir de um Modelo de Documento existente, selecionando a opção Salvar Como (salvar como)

Tela Novo Modelo Documento

Novo Documento

8. Manutenção de Modelo de Documento

  • Para alterar um Modelo de Documento da lista, selecione a opção Editar (editar modelo) .Tela lista Modelos de Documentos Lista Modelos Documentos

Tela Novo Modelo Documento

Novo Documento

  • Para visualizar um modelo de documento da lista, selecione a opção Consultar Modelo (consultar modelo)

Tela Lista Modelos de Documentos

Novo Documento

O sistema irá apresentar a visualização do modelo de documento selecionado

Tela Modelo de Documento

Novo Documento

9. Texto Padrão

A nova funcionalidade Texto Padrão tem por objetivo ser como um modelo, sendo um bloco de texto (uma frase ou diversos parágrafos), a ser utilizado dentro de outros documentos, como por exemplo em uma minuta. São textos que são utilizados frequentemente na criação de documentos.

  • Para acessar a funcionaldiade Texto Padrão, selecione em menu Outros> Configuração do Editor de Texto e clique na opção Texto Padrão

Tela Mesa do(a) Analista Judiciário

Novo Documento

  • Para busca de Texto Padrão informe os filtros e selecione opção Pesquisar

Tela Lista de Textos Padrão

Novo Documento

  • Os filtros de busca permitem:

    • (1) Buscar Texto Padrão informando o Tribunal;

    • (2) Buscar Texto Padrão informando a Comarca;

    • (3) Buscar Texto Padrão informando o Vara;

    • (4) Busca de Texto Padrão informando o Nome;

    • (5) Busca de Texto Padrão informando a Descrição;

    • (6)Busca de Texto Padrão informando Status (Ativo/Intativo ou Todos);

    • (7)Busca de Texto Padrão informando Público (Sim/Não ou Todos).

A apresentação de opções para filtros de Textos Padrão variam de acordo com perfil do usuário.
  • Na tela de busca de Texto Padrão é possivel pesquisar os textos existentes e criar novo(s) texto(s) Padrão

  • Para criar novo Texto Padrão selecione a opção Novo

Tela Lista de Textos Padrão

Novo Documento

  • Após criado o Texto Padrão selecione a opção Salvar

Tela Texto Padrão

Novo Documento

9.1. Manutenção de Texto Padrão

O Texto Padrão pode ser inserido na criação e manutenção de um modelo de documento na opção Editar (editar modelo) que permite alterar modelo de documento

Tela lista Modelos de Documentos

Lista Modelos Documentos

  • No modelo de documento apresentado, selecione a opção Alterar. Com as opções de Formatação apresentadas, selecione a opção Manutenção Texto Padrão (editar modelo)

Tela Alteração de Modelo de Documento

Novo Documento

  • Será apresentada a tela com a lista de textos padrões existentes, e a opção de criar Novo Modelo de Texto Padrão, selecionando a oção Novo

Tela Lista de Texto Padrão

Novo Documento

Tela Alteração do Modelo de Documento

Novo Documento

O Texto Padrão do modelo de documento selecionado será inserido no local em que o cursor estiver posicionado no documento editado
Quando digitar o símbolo arroba (@) no corpo do modelo de documento, o sistema irá carregar dinamicamente os títulos dos textos padrões criados para a vara/tribunal. Basta selecionar/clicar em um título para incluir no modelo de documento.

10. Incluir Variável em Modelo de Documento

O Auto completar com variável pode ser iserido na manutenção do modelo de documento na opção Editar (editar modelo) que permite alterar o modelo de documento

Tela lista Modelos de Documentos

Lista Modelos Documentos

  • No modelo de documento apresentado, selecione a opção Alterar, nas opções de Formatação selecione a opção Variáveis (editar modelo)

Tela Alteração de Modelo de Documento

Novo Documento

  • Será apresentada a tela com a lista Variáveis existentes, o usuário pode optar por buscar pelos filtros, marcar uma variável da lista e selecionar a opção Selecionar

Tela Lista de Variáveis para Modelos

Novo Documento

Tela Alteração Modelo de Documento

Novo Documento

Quando digitar o símbolo cifrão ($) no corpo do modelo de documento, o sistema irá carregar dinamicamente os títulos das variáveis criadas no sistema. Ao selecionar um registro, o sistema terminará de completar a informação, incluindo-a no modelo de documento.

11. Configuração de Salvamento Automático do Editor de texto

  • Para configurar o Salvamento Automático do Editor, selecione no menu Outros > Configurações do Editor de Texto a opção Configurações do Salvamento Automático Novo Documento

  • Informe o tempo que deseja que um documento seja salvo automaticamente, além de marcar como "Ativo". Ao final selecione a opção Salvar Novo Documento

A configuração do Salvamento Automático do Editor é uma funcionalidade nova no sistema, onde o usuário poderá configurar o tempo que o sistema deve salvar um documento em seu modo de edição. Exemplo: um modelo de documento sendo editado e que será salvo automaticamente a cada 1 minuto.

12. Inserir Arquivo

As melhorias no Editor de Textos englobaram alterações nos filtros das funcionalidades que utilizam um modelo de documento para gerar um documento, no momento de selecioná-lo e consequentemente gerando uma movimentação no processo.

  1. Na tela Inserir Arquivo foi incluído o filtro "Todos os Modelos", com as novas opções Todos os Modelos e Meus Modelos Novo Documento

Todos os Modelos - quando selecionado, o sistema deve apresentar no campo "Modelo" todos os modelos de documentos do usuário/vara logados. Podem ser públicos ou não. Não serão considerados os modelos de documentos do filtro "Meus Modelos", sendo excludentes.
Meus Modelos - quando selecionado, o sistema deve apresentar no campo "Modelo" somente os modelos de documentos criados pelo usuário logado. Será vinculado ao login do usuário, independente de quantas varas o mesmo possa estar vinculado.
  • Depois de informar as opções de filtro e selecionar a opção Digitar Texto, o sistema irá apresentar o Modelo de Documento editável para alteração das iformações.

Tela Digitar Documento

Novo Documento

  • Após concluir o documento, selecione a opção Continuar para apresetação do arquivo em formato PDF.

O Cabeçalho e/ou Rodapé serão apresentados somente na visaulização PDF.

Tela Documento

Novo Documento

Na visualização do Documento não será permitido alterar cabeçalho e/ou rodapé.

13. Cabeçalho e Rodapé no Modelo de Documento

  • Para inserir Cabeçalho e/ou Rodapé no Modelo de Documento, selecione a opção Editar (editar modelo), que permite alterar Modelo de Documento

Tela lista Modelos de Documentos

Lista Modelos Documentos

  • No Modelo de Documento, informe as variáveis $Cabeçalho e/ou $Rodapé, na posição que devem ser inseridos, e selecione a opção salvar e concluir

Tela Alteração Modelo de Documento

Novo Documento

  • Para visualizar o Cabeçalho e/ou Rodapé, inseridos no Modelo de Documento, selecione a opção Consultar Modelo (consultar modelo)

Tela lista Modelos de Documentos

Lista Modelos Documentos

  • O sistema irá apresentar a visualização do Modelo de Documento com Cabeçalho e/ou Rodapé inserido(s)

Tela lista Modelos de Documentos

Lista Modelos Documentos

  • Para excluir o Cabeçalho e/ou Rodapé inseridos no Modelo de Documento selecione a opção Consultar Modelo (consultar modelo)

Tela lista Modelos de Documentos

Lista Modelos Documentos

  • No documento, exclua as variáveis $Cabeçalho e/ou $Rodapé, e selecione a opção salvar e concluir

Tela Alteração Modelo de Documento

Novo Documento

  • Para visualizar que o Cabeçalho e/ou Rodapé, foi(ram) excluido(s) do Modelo de Documento, selecione a opção Consultar Modelo (consultar modelo)

Tela lista Modelos de Documentos

Lista Modelos Documentos

  • O sistema irá apresentar a visualização do documento sem Cabeçalho e/ou Rodapé

Tela lista Modelos de Documentos

Lista Modelos Documentos

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Versão Data Autor Descrição

1.0

29-06-2023

Cleide Diniz e Alef Ferreira- Analistas de Documentos

Criação do Manual - Editor de Texto.