1. Introdução
As melhorias no Editor de Texto foram desenvolvidas para facilitar nas atividades diárias dos usuários do SEEU.
A evolução na funcionalidade "Editor de Textos" permite a criação de modelos de documentos para compartilhamento com dos usuários de uma vara/comarca/tribunal. |
Os modelos de documentos criados ficarão vinculados à vara e ao usuário, sendo acessível aos outros usuários da mesma vara de vinculação, conforme definido no momento de sua criação e atendendo as regras definidas no sistema. Eles também poderão ser disponibilizados para todos os usuários do mesmo Tribunal, se tornando "Público" no momento de sua criação. |
2. Objetivo
As melhorias e novas funcionalidades permitem ao usuário criar e editar um documento a partir de um modelo de documento, de acordo com seu tipo de documento, além de incluir um texto padrão e variável no corpo do documento no momento de edição.
3. Vídeo
4. Perfis
A funcionalidade está disponível para os perfis:
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Administrador(a) do Sistema;
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Administrador(a) do Tribunal;
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Magistrado;
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Assessor (a) de Magistrado;
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Analista Judiciário;
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Técnico Judiciário;
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Estagiário (a);
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Servidor(a) Central de Mandados;
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Oficial de Justiça;
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Distribuidor;
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Contador(a);
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Serviços de Alternativas;
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Apoio Especializado;
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Depen;
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Defensor (a) Público (a);
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Membro (a) do Ministério Público;
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Assessor (a).
5. Acesso a Funcionalidade
O acesso ao Editor de Textos é realizado por meio da interface do SEEU. O usuário pode acessar a funcionalidade a partir do menu Outros e selecionar a opção Meus Modelos de Documentos. Em seguida, o usuário pode selecionar os filtros para realizar uma pesquisa ou criar um Novo Modelo de Documentos. O resultado da pesquisa é apresentado na própria tela de Lista de Modelos de Documentos, contendo os registros com as informações dos Modelos de Documentos existentes.
6. Consultar Lista de Modeos de Documentos
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A tela de pesquisa de documentos disponibiliza mais opções de filtros para busca de documento
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Os filtros de busca permitem:
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(1) Buscar documento informando o Tribunal;
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(2) Buscar documento informando a Comarca/Subseção Judiciária";
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(3) Buscar documento informando a Vara;
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(4) Buscar documento informando o Código Modelo;
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(5) Busca de documento informando o Conteúdo do Documento;
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(6) A busca por Período permite pesquisar documentos dentro de um período informado;
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(7) Buscar documentos criados como Públicos (Todos/Sim/Não) podem ser recuperados de outra vara por outro usuário.
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Documentos criados como Público podem ser recuperados de outra vara por outro usuário. |
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Funcionalidades na lista de documentos:
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(1) Salvar Como (
) permite criar um novo modelo de documento a partir de um documento da lista;
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(2) Editar (
) permite alterar o modelo de documento;
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(3) Consultar Modelo (
) permite visualizar o modelo de documento;
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(4) Excluir (
) permite excluir o modelo de documento.
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A apresentação de opções para filtros de Modelos de Documentos variam de acordo com perfil do usuário. |
7. Novo Modelo de Documento
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Na tela Lista de Modelo de Documentos é possivel criar Novo Modelo de Documento, selecionado opção NOVO
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O sistema apresenta a tela para configurações do Novo Modelo de Documento
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Na tela Lista de Modelo de Documentos é possivel criar um Modelo de Documento a partir de um Modelo de Documento existente, selecionando a opção Salvar Como (
)
8. Manutenção de Modelo de Documento
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Para alterar um Modelo de Documento da lista, selecione a opção Editar (
) .Tela lista Modelos de Documentos
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Para visualizar um modelo de documento da lista, selecione a opção Consultar Modelo (
)
O sistema irá apresentar a visualização do modelo de documento selecionado
9. Texto Padrão
A nova funcionalidade Texto Padrão tem por objetivo ser como um modelo, sendo um bloco de texto (uma frase ou diversos parágrafos), a ser utilizado dentro de outros documentos, como por exemplo em uma minuta. São textos que são utilizados frequentemente na criação de documentos.
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Para acessar a funcionaldiade Texto Padrão, selecione em menu Outros> Configuração do Editor de Texto e clique na opção Texto Padrão
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Para busca de Texto Padrão informe os filtros e selecione opção Pesquisar
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Os filtros de busca permitem:
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(1) Buscar Texto Padrão informando o Tribunal;
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(2) Buscar Texto Padrão informando a Comarca;
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(3) Buscar Texto Padrão informando o Vara;
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(4) Busca de Texto Padrão informando o Nome;
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(5) Busca de Texto Padrão informando a Descrição;
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(6)Busca de Texto Padrão informando Status (Ativo/Intativo ou Todos);
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(7)Busca de Texto Padrão informando Público (Sim/Não ou Todos).
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A apresentação de opções para filtros de Textos Padrão variam de acordo com perfil do usuário. |
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Na tela de busca de Texto Padrão é possivel pesquisar os textos existentes e criar novo(s) texto(s) Padrão
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Para criar novo Texto Padrão selecione a opção Novo
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Após criado o Texto Padrão selecione a opção Salvar
9.1. Manutenção de Texto Padrão
O Texto Padrão pode ser inserido na criação e manutenção de um modelo de documento na opção Editar () que permite alterar modelo de documento
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No modelo de documento apresentado, selecione a opção Alterar. Com as opções de Formatação apresentadas, selecione a opção Manutenção Texto Padrão (
)
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Será apresentada a tela com a lista de textos padrões existentes, e a opção de criar Novo Modelo de Texto Padrão, selecionando a oção Novo
O Texto Padrão do modelo de documento selecionado será inserido no local em que o cursor estiver posicionado no documento editado |
Quando digitar o símbolo arroba (@) no corpo do modelo de documento, o sistema irá carregar dinamicamente os títulos dos textos padrões criados para a vara/tribunal. Basta selecionar/clicar em um título para incluir no modelo de documento. |
10. Incluir Variável em Modelo de Documento
O Auto completar com variável pode ser iserido na manutenção do modelo de documento na opção Editar () que permite alterar o modelo de documento
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No modelo de documento apresentado, selecione a opção Alterar, nas opções de Formatação selecione a opção Variáveis (
)
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Será apresentada a tela com a lista Variáveis existentes, o usuário pode optar por buscar pelos filtros, marcar uma variável da lista e selecionar a opção Selecionar
Quando digitar o símbolo cifrão ($) no corpo do modelo de documento, o sistema irá carregar dinamicamente os títulos das variáveis criadas no sistema. Ao selecionar um registro, o sistema terminará de completar a informação, incluindo-a no modelo de documento. |
11. Configuração de Salvamento Automático do Editor de texto
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Para configurar o Salvamento Automático do Editor, selecione no menu Outros > Configurações do Editor de Texto a opção Configurações do Salvamento Automático
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Informe o tempo que deseja que um documento seja salvo automaticamente, além de marcar como "Ativo". Ao final selecione a opção Salvar
A configuração do Salvamento Automático do Editor é uma funcionalidade nova no sistema, onde o usuário poderá configurar o tempo que o sistema deve salvar um documento em seu modo de edição. Exemplo: um modelo de documento sendo editado e que será salvo automaticamente a cada 1 minuto. |
12. Inserir Arquivo
As melhorias no Editor de Textos englobaram alterações nos filtros das funcionalidades que utilizam um modelo de documento para gerar um documento, no momento de selecioná-lo e consequentemente gerando uma movimentação no processo.
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Na tela Inserir Arquivo foi incluído o filtro "Todos os Modelos", com as novas opções Todos os Modelos e Meus Modelos
Todos os Modelos - quando selecionado, o sistema deve apresentar no campo "Modelo" todos os modelos de documentos do usuário/vara logados. Podem ser públicos ou não. Não serão considerados os modelos de documentos do filtro "Meus Modelos", sendo excludentes. |
Meus Modelos - quando selecionado, o sistema deve apresentar no campo "Modelo" somente os modelos de documentos criados pelo usuário logado. Será vinculado ao login do usuário, independente de quantas varas o mesmo possa estar vinculado. |
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Depois de informar as opções de filtro e selecionar a opção Digitar Texto, o sistema irá apresentar o Modelo de Documento editável para alteração das iformações.
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Após concluir o documento, selecione a opção Continuar para apresetação do arquivo em formato PDF.
O Cabeçalho e/ou Rodapé serão apresentados somente na visaulização PDF.
Na visualização do Documento não será permitido alterar cabeçalho e/ou rodapé. |
13. Cabeçalho e Rodapé no Modelo de Documento
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Para inserir Cabeçalho e/ou Rodapé no Modelo de Documento, selecione a opção Editar (
), que permite alterar Modelo de Documento
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No Modelo de Documento, informe as variáveis $Cabeçalho e/ou $Rodapé, na posição que devem ser inseridos, e selecione a opção salvar e concluir
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Para visualizar o Cabeçalho e/ou Rodapé, inseridos no Modelo de Documento, selecione a opção Consultar Modelo (
)
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O sistema irá apresentar a visualização do Modelo de Documento com Cabeçalho e/ou Rodapé inserido(s)
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Para excluir o Cabeçalho e/ou Rodapé inseridos no Modelo de Documento selecione a opção Consultar Modelo (
)
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No documento, exclua as variáveis $Cabeçalho e/ou $Rodapé, e selecione a opção salvar e concluir
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Para visualizar que o Cabeçalho e/ou Rodapé, foi(ram) excluido(s) do Modelo de Documento, selecione a opção Consultar Modelo (
)
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O sistema irá apresentar a visualização do documento sem Cabeçalho e/ou Rodapé
Versão | Data | Autor | Descrição |
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1.0 |
29-06-2023 |
Cleide Diniz e Alef Ferreira- Analistas de Documentos |
Criação do Manual - Editor de Texto. |