Manual - Secretaria Unificada
Introdução
A funcionalidade da Secretaria Unificada foi desenvolvida para proporcionar maior agilidade das atividades cartoriais do Judiciário. Por meio dela será possível visualizar, acessar e executar as atividades cartoriais dos processos em um conjunto de varas.
A nova função permite o agrupamento de varas e seus respectivos processos em uma visão unificada, e está disponível para usuários/servidores das varas com perfil de analista judiciário e técnico judiciário.
📝 O presente documento tem por finalidade apresentar as melhorias aplicadas, assim como orientar os usuários no uso das novas funcionalidades.
⚠️ Para a indicação de erros, bugs e/ou correções, favor direcionar ao e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br com o assunto "SEEU Secretaria Unificada". Os chamados serão tratados conforme a urgência e necessidade do sistema.
Cadastro da Secretaria Unificada
📝 Para realizar o cadastro e/ou alteração de dados da Secretaria Unificada, o usuário deve possuir perfil de Administrador do Tribunal. Após realizar o cadastro da Secretaria, é necessário vincular às varas e habilitar os usuários, para que a mesma fique disponível para uso.
- Após acessar o sistema, selecione a opção Cadastrar no menu inicial. Na sequência, clique na opção Secretaria Judicial Unificada.
- Em seguida, o sistema apresentará a tela de pesquisa de Secretaria Judicial Unificada. Certifique-se que a Secretaria selecionada para cadastro não se encontra na lista. Por meio da funcionalidade de busca, selecione o (1) Tribunal desejado e clique no (2) botão Pesquisar.
- Após o processamento, o sistema apresentará os resultados da pesquisa. Caso não retorne o resultado desejado, o usuário poderá realizar o cadastro da nova Secretaria. Para isso, clique no botão Novo.
Será apresentado o formulário de cadastro da Secretaria Unificada. Realize o preenchimento dos campos necessários, com atenção especial ao itens abaixo e, por fim, clique no botão Salvar:
(1) Descrição: indicará o nome da Secretaria Unificada, que deve ser no padrão Secretaria Unificada do/de/da NOME;
(2) Tribunal: Tribunal no qual a Secretaria Unificada está vinculada;
(3) Endereço: para realizar o preenchimento rapidamente, utilize o campo de Preenchimento via CEP para recuperar as informações de endereço.
- Após o processamento do sistema, será apresentada a tela de registro da Secretaria Unificada recém-criada.
Alteração de dados
- Para alteração de dados, acesse a tela de pesquisa de Secretaria Judicial Unificada. Após a busca, selecione a Secretaria desejada.
- Na sequência, o sistema apresentará a tela de registro da Secretaria. Para realizar correções e/ou atualizações de dados, clique no botão Alterar.
- Serão apresentados os dados de cadastro da Secretaria. Realize o preenchimento e/ou atualização de dados e clique no botão Salvar.
Gestão da Secretaria Unificada
📝 Para realizar a gestão da Secretaria Unificada, o usuário deve possuir perfil de Administrador do Tribunal.
Vínculo da Vara
- Para vincular uma nova vara, acesse a tela de pesquisa de Secretaria Judicial Unificada. Após a busca, selecione a Secretaria desejada.
- Em seguida, selecione a aba Varas. Caso a Secretaria seja recém criada, ainda não haverá nenhum vínculo, conforme apresentado abaixo. Para realizar a inclusão, clique no botão Editar.
Na sequência, o sistema apresentará a lista de varas disponíveis para vínculo no Tribunal do qual a Secretaria faz parte. Localize a(s) vara(s) desejada(s) e depois clique no botão Selecionar.
Utilize o recurso de navegação de páginas, caso a vara em questão não esteja disponível na primeira listagem.
💡 O sistema permite a seleção de uma ou mais varas simultaneamente para vínculo à Secretaria.
- Após o processamento, a(s) vara(s) selecionada(s) estarão vinculadas à Secretaria Unificada.
📝 O sistema possui regra que limita o vínculo de uma vara apenas a uma Secretaria Unificada.
Desvinculação da Vara
- Depois de selecionar a Secretaria desejada, acesse a aba Varas. Para realizar a desvinculação, clique no botão Remover na vara desejada.
- Após o processamento, a(s) vara(s) selecionada(s) estarão desvinculadas da Secretaria Unificada.
Habilitação de Servidores
- Para habilitar um novo servidor, acesse a tela de pesquisa de Secretaria Judicial Unificada. Após a busca, selecione a Secretaria desejada.
- Em seguida, selecione a aba Servidores. Caso a Secretaria seja recém criada, ainda não haverá nenhum usuário vinculado, conforme apresentado abaixo. Para realizar a habilitação, clique no botão Editar.
Na sequência, o sistema apresentará a lista de usuários/servidores disponíveis para habilitação. Utilize os recursos de pesquisa e navegação de páginas, caso o usuário em questão não esteja disponível na primeira listagem.
- A ferramenta de pesquisa possui a busca pelo nome e/ou matrícula do servidor. Após o preenchimento, clique no botão Pesquisar, para que o sistema realize o filtro.
Localize o(s) servidor(es) desejado(s) e depois clique no botão Selecionar.
💡 O sistema permite a seleção de um ou mais servidores simultaneamente para vínculo à Secretaria.
- Após o processamento, o(s) servidor(es) selecionado(s) estarão habilitados na Secretaria Unificada.
📝 O sistema permite que um servidor esteja vinculado a uma ou mais Secretaria(s) Unificada(s).
Remoção da Habilitação
- Depois de selecionar a Secretaria desejada, acesse a aba Servidores. Para realizar a remoção, clique no botão Remover no usuário desejado.
- Após o processamento, o(s) servidor(es) selecionado(s) estarão desabilitados da Secretaria Unificada.
Atuação na Secretaria Judicial Unificada
Seleção da Área de Atuação
Logo após o login ao sistema, serão apresentadas as áreas de atuação disponíveis ao usuário para execução das atividades. Caso o servidor esteja habilitado em alguma Secretaria Judicial Unificada, será apresentado um novo quadro com a listagem de opções.
Para acessar, clique na Secretaria Judicial Unificada desejada.
- Na sequência, o sistema apresentará a mesa do usuário, e a sua área de atuação será a Secretaria Unificada selecionada.
Visualização dos Processos
Assim que o usuário seleciona a Secretaria Unificada desejada e tem acesso à sua mesa de trabalho, poderá executar as atividades e utilizar as funcionalidades do sistema normalmente.
O diferencial é que o usuário agora terá acesso à todos os processos alocados nas varas vinculadas à Secretaria Unificada, sem necessidade de alterar constantemente a sua área de atuação.
Para fins de exemplo em nossa Secretaria Unificada fictícia, será acessada a lista total de processos ativos.
- Neste caso existem 246 processos de execução, que representa uma fila única de processos das duas varas que estão vinculadas à Secretaria fictícia.